Proposta de atividade:
Passeio a um zoológico com alunos de
quinta a oitava série, explicando-lhes sobre a associação entre as
características dos animais, sua alimentação e seu hábitat.
Método:
Primeiramente , em classe, será avaliado
o conhecimento prévio dos alunos com a apresentação de três tipos de fichas: um
com o nome do animal, outro com a alimentação e outro com o bioma natural. Eles
deverão associar três fichas, uma ficha de cada um dos três tipos existentes (Exemplo:
Leão, frugívoro, tundra – exemplo de associação não necessariamente correta). Entretanto,
de início, não será revelado aos alunos qual é a associação correta.
Posteriormente, já no zoológico, a bioexposição deve ser feita pelo professor
com questionamentos e de uma maneira objetiva e dinâmica para, dessa forma,
estimular a curiosidade e contribuir para manutenção da atenção dos
pré-adolescentes. Ao longo da atividade, irá se associar a ficha do animal à
sua alimentação e bioma natural adequados, fazendo com que os pré-adolescentes
reflitam e questionem a explicação da tal ligação. Por ultimo, novamente em
sala de aula, a atividade de associação das fichas será refeita, para avaliar o
aprendizado dos alunos.
Objetivo:
Mostrar aos alunos que os três quesitos
estão intimamente associados, sendo o meio ambiente imprescindível para ditar
as características morfológicas e ecológicas dos seres vivos.
Duração:
3 dias, sendo 1 hora a atividade no zoológico
3 dias, sendo 1 hora a atividade no zoológico
Nenhum comentário:
Postar um comentário