Intuito do blog.

Blog, criado por quatro alunos da UNESP, para ser utilizado como atividade de conclusão da disciplina de Biólogo no Ensino, ministrada pelo professor Dr. Paulo César Gomes.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

PROPOSTA DA ATIVIDADE


Proposta de atividade:
Passeio a um zoológico com alunos de quinta a oitava série, explicando-lhes sobre a associação entre as características dos animais, sua alimentação e seu hábitat.

Método:
Primeiramente , em classe, será avaliado o conhecimento prévio dos alunos com a apresentação de três tipos de fichas: um com o nome do animal, outro com a alimentação e outro com o bioma natural. Eles deverão associar três fichas, uma ficha de cada um dos três tipos existentes (Exemplo: Leão, frugívoro, tundra – exemplo de associação não necessariamente correta). Entretanto, de início, não será revelado aos alunos qual é a associação correta. Posteriormente, já no zoológico, a bioexposição deve ser feita pelo professor com questionamentos e de uma maneira objetiva e dinâmica para, dessa forma, estimular a curiosidade e contribuir para manutenção da atenção dos pré-adolescentes. Ao longo da atividade, irá se associar a ficha do animal à sua alimentação e bioma natural adequados, fazendo com que os pré-adolescentes reflitam e questionem a explicação da tal ligação. Por ultimo, novamente em sala de aula, a atividade de associação das fichas será refeita, para avaliar o aprendizado dos alunos.

Objetivo:
Mostrar aos alunos que os três quesitos estão intimamente associados, sendo o meio ambiente imprescindível para ditar as características morfológicas e ecológicas dos seres vivos.

Duração:
3 dias, sendo 1 hora a atividade no zoológico

Nenhum comentário:

Postar um comentário